sábado, 21 de novembro de 2009

INQUÉRITO / ENTREVISTA

QUESTIONÁRIO


Vantagens:


- Permitem recolher informação de um elevado número de inquiridos ao mesmo tempo;
- Permitem uma rápida recolha de informação;
- Menor custo:
- Maior sistematização dos resultados fornecidos;
- Maior facilidade de análise.


Desvantagens:

- Processo de elaboração e testagem de itens muito moroso;
- Elevada taxa de não – respostas;
- Não é aplicável a toda a população;
- Nem sempre é fácil a interpretação das respostas;
- É difícil saber se os inquiridos estão a responder o que sentem ou se respondem de acordo com o que pensam que são as nossas expectativas;
- Não é possível ajudar o inquirido em questões mal formuladas.



ENTREVISTA

Vantagens:

- Permite a recolha de informação rica;
- Bom grau de profundidade;
- Permite recolher os testemunhos, interpretações dos entrevistados, respeitando os seus quadros de referência, a linguagem e as categorias mentais (forma de classificação);
- Permite ao investigador conhecer os conceitos e a linguagem do entrevistado;
- Permite definir dimensões relevantes de atitude e avalia-las melhor;
- Permite ter em conta as motivações que determinam diversos comportamentos;
- Permite explorar muita informação;
- Permite interpretar as expressões emitidas;
- Dá uma boa amostragem de aspectos que se pretendem investigar;
- São flexíveis pois permitem verificar se ambos os intervenientes compreendem o significado das palavras e explicar.



Desvantagens:

- Falta de motivação ou motivação excessiva por parte do entrevistado;
- Possibilidade de respostas falsas, quer conscientes quer inconscientes;
- Depende sempre da capacidade ou incapacidade que as pessoas têm para verbalizar as suas próprias ideias;
- Influência das opiniões do investigador;
- Dificuldades de comunicação;
- Retenção de dados com medo de violação do anonimato;
- Consome muito tempo e é um método relativamente difícil de se trabalhar;
- Tem sempre uma potencialidade ao nível da indução;
- A análise de conteúdo é complicada e difícil;
- Inter-influência entre ambos - o que pode levar à subjectividade;
- Noções pré-concebidas podem influenciar o resultado das entrevistas;
- Envolvem um elevado custo e exigência pessoal.

Fonte :
http://fatimaleitao700984.blogspot.com/2008/05/o-questionrio_19.html

Balanço da discussão do Processo de Investigação

Acabamos a primeira etapa desta Unidade Curricular e parece-me pertinente fazer um balanço da forma como decorrreu a actividade proposta.


Foi um desafio, logo de início, senti por vezes que não estava a conseguir acompanhar o ritmo de trabalho proposto, devido a condicionalismos ao nível profissional na escola. Mas ao longo da actividade procurei reajustar-me, estabelecer prioridades e fui encontrando o caminho.

• Para dar início ao trabalho, recorremos, dentro do Grupo "Eurek@" à ferramenta "Googledoc" para construir as fontes, partilhando opiniões relativamente às escolhas e às melhores pesquisas.

• A elaboração do fluxograma em equipa foi proveitosa, continuámos a conseguir partilhar tarefas, entre-ajudar-se para construir algo de aceitável. O resultado está à vista na plataforma. Nesta fase optámos pelo messenger para construir o fluxograma e trocar impressões e diversos materiais.

• Na discussão em fórum revelou-se que houve muito trabalho individual e colectivo, o que fez com que esta fosse muito construtiva e fonte de aprendizagem para todos os grupos.

FLUXOGRAMA SOBRE AS ETAPAS DO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO

Fluxograma realizado pelo grupo Eurek@s: