quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

ÁNÁLISE DE UMA DISSERTAÇÃO

Tema: “Métodos Quantitativos de Recolha de dados”.

Análise à dissertação “O papel da internet no processo de construção do conhecimento” de Cidália de Lurdes Pereira Neto.

Considero que o debate em termo deste tema e com base nesta dissertação, foi aprofundado e contribuiu para reconhecer as “boas e menos boas práticas na elaboração de dissertações”, pelo que teve muita utilidade e muita pertinência para o desenvolvimento da nossa tese de mestrado no futuro.
De modo a fazer um balanço das intervenções dos colegas no fórum e para sistematizar conceitos subjacentes, procurei fazer um pequeno apanhado das principais contribuições dos restantes colegas de mestrado.
Segue então o balanço final:
Em qualquer processo de recolha de dados, é necessário desenvolver um processo sistemático que assegure a fiabilidade e a comparabilidade desses dados, mais especificamente, é necessário que se estabeleça à partida um plano de amostragem de acordo com a população alvo, com a definição da população a inquirir e com um processo adequado de administração do inquérito.

1- A autora apresenta claramente os objectivos de investigação que presidiram à elaboração do questionário?

No seu plano de dissertação, a autora apresenta claramente os objectivos gerais do estudo e operacionaliza-os, utilizando para esse efeito uma perspectiva piramidal ou em funil na sua apresentação dos objectivos.
No entanto, a autora deveria ter tido uma maior preocupação com a análise do conteúdo definindo categorias de análise de acordo com os vários objectivos.

2- Na dissertação apresentada há indicação dos passos que estiveram subjacentes à construção do questionário?

A autora não faz a descrição das fases de concepção do questionário. Na formulação das questões dos inquéritos por questionário, deveria considerar alguns aspectos como a clareza e a não ambiguidade das questões de modo a serem compreensíveis pelos inquiridos, a abrangência de todos os aspectos a questionar em conformidade com os objectivos estabelecidos através da especificação do número de perguntas para medir cada uma das variáveis. Deveria ainda ter descrito a estrutura do questionário explicando o seu objectivo mais pormenorizadamente, indicando as escalas utilizadas.
Apenas indica o tipo de questionários a administrar: constituídos por perguntas fechadas e por questões de escolha múltipla, não especificando, em concreto, a ligação de cada item do questionário a cada um dos objectivos visados, tão pouco o peso atribuído a cada um deles.
Seguem os passos que no entender de Hill, M. & Hill, A. (2005), devem ser seguidos para a elaboração de um questionário:
- Estudo preliminar para auxiliar a elaboração do questionário;
- Listar todas as variáveis de investigação, incluindo as características dos casos;
- Especificar o número de perguntas para medir cada uma das variáveis;
- Escrever uma versão inicial para cada pergunta;
- Pensar na natureza da primeira Hipótese Geral, bem como nas variáveis e perguntas a ela associadas;
- Consoante o tipo de Hipótese Geral, decidir as técnicas e estatísticas adequadas para testar a hipótese, tendo em atenção os pressupostos destas técnicas;
- Decidir o tipo de resposta desejável para cada pergunta associada à Hipótese Geral;
- Definição da Hipótese Operacional;
- Considerar as perguntas iniciais (e tipos de resposta) associadas com a primeira Hipótese Operacional e trabalhá-las para obter uma versão final a incorporar no questionário;
- Face às mudanças que possam ter sido introduzidas, verificar se as versões finais das perguntas e das respostas ainda estão adequadas para testar a Hipótese Operacional;
- Definir as instruções para cada pergunta de modo a informar o respondente sobre como deverá responder;
- Planear as secções do questionário;
- Elaborar uma introdução para o questionário;
- Definir o layout (disposição) do questionário;
- Definir os aspectos estéticos do questionário;
- Fazer a verificação final do questionário.

3- A amostra é claramente identificada?

A amostra é claramente identificada. Importa no entanto definir Amostra: "o conjunto de situações (indivíduos, casos ou observações) extraído de uma população (Almeida & Freire, 2003, pág. 103. Entende-se por População "o conjunto de indivíduos, casos ou observações onde se quer estudar o fenómeno" (Almeida & Freire, 2003, pág. 103).

4- É indicado o método usado na definição da amostra?

A existência de professores colocados naquelas escolas parece ter sido critério de selecção das mesmas, uma vez que estes mostraram interesse em colaborar no preenchimento e aplicação dos inquéritos junto dos alunos e colegas, bem como a presença de computadores ligados à Internet para uso dos alunos.
Quanto aos alunos, seleccionou a faixa etária situa-se entre 13 e 15 anos, apresentando uma razão que também julgo não estar bem justificada ou ligada aos objectivos do estudo. A autora invoca a entrada no período da adolescência com as suas características muito próprias relativamente ao sétimo ano, uma razão de escolha que carece de fundamentação mais clara.
Embora não directamente clarificada, a autora usou de uma amostragem não aleatória por conveniência e intencional.
• Amostra intencional: Composta por elementos da população seleccionados intencionalmente pelo investigador, porque este considera que esses elementos possuem características típicas ou representativas da população;
• Amostra por conveniência: Os elementos são escolhidos por conveniência ou por facilidade. As amostras obtidas desta forma não são representativas da população e, em geral, são enviesadas.
A investigadora não recorreu, na escolha dos métodos de amostragem, a elementos metodológicos e cientificamente rigorosos de selecção, mas serviu-se sobretudo da sua intuição e provavelmente de conhecimentos pessoais, para elaborar essa mesma selecção.

5- O questionário usado foi objecto de validação prévia?

A validação prévia necessária do questionário foi feita a um pequeno grupo de alunos e professores, tarefa esta que levou a correcção de aspectos de forma e conteúdo.

6-No capítulo da explicitação da metodologia usada há indicações sobre o modo de tratamento dos dados obtidos com a aplicação do questionário?

Para o tratamento dos dados, a dissertante indica o programa Excel, sendo os resultados apresentados, sempre que se revelasse útil, na sua perspectiva percentual. Esta é uma perspectiva pobre que pode ser melhorada.

P. S. Gostaria de dizer que apenas me foi possível colocar este post agora porque a gripe resolveu passar por nossa casa durante 10 dias (Mãe e filha estiveram adoentadas).

Sem comentários:

Enviar um comentário