quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Analise do conteúdo da entrevista

Após o preenchimento matriz da entrevista. Procurei encontrar uma colega com a qual poderia trocar a entrevista e assim realizar uma síntese da verificação da análise da entrevista Fí-la com a colega Ana Marques que se prontificou a fazer a análise da minha matriz da entrevista.

Aqui fica então a minha análise sucinta.

Síntese da Verificação da Análise da Entrevista realizada pela Ana Cristina Marques

"A análise de conteúdo corresponde a um esforço de interpretação, oscila entre os dois pólos do rigor da objectividade e da fecundidade da subjectividade. Permite ao investigador procurar o escondido, retido por qualquer mensagem. Analisar mensagens por esta dupla leitura, onde uma segunda leitura se substitui à leitura «normal» do leigo, é ser agente duplo, detective, espião...
Após uma leitura atenta e demorada da análise de conteúdo da Ana Cristina (as minhas desculpas pelo atraso!) realizada a uma professora de História e Geografia de Portugal da Escola Básica e Secundária de Albufeira cabe-me dizer o seguinte: Em primeiro lugar, qualquer que seja a minha análise não deixa de ser uma visão de uma análise, visão essa que tem uma componente subjectiva.
Considero que a análise que a Ana fez está bem estruturada e completa. Nota-se um fio condutor lógico nas diversas categorias e sub-categorias.
Relativamente ao perfil apenas acrescentaria os restantes dados do perfil (sexo, intervalo de idade, grau académica, grupo de recrutamento e cargo de coordenação ….)
No tema utilização das TIC em contexto de sala de aula, subdividiu bem os recursos tecnológicos usados e relacionou-se com os objectivos das aulas.
Quanto às redes sociais, identificou que o professor valorizava as redes sociais e que participava nelas o que me parece bastante pertinente, porque há professores que não valorizam de facto as redes sociais.
Numa perspectiva crítica identificou de forma pormenorizada e clara os aspectos positivos e negativos das redes sociais, apontando diversas vantagens e desvantagens em diferentes subcategorias".

Sem comentários:

Enviar um comentário