quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Análise de conteúdo

“A análise de conteúdo tem por finalidade estudar o sentido e significação da informação a partir da quantificação da frequência com que aparecem certas expressões, palavras, conceitos ou temas [em livros, jornais, ilustrações, programas de rádio, programas de TV, filmes, publicidade, propaganda política, entrevistas, etc.].”




M. Monteiro e I. Queirós, Psicossociologia, Porto Editora.


“A análise de conteúdo é uma técnica de base quantitativa que permite analisar documentos escritos e não escritos a partir do agrupamento de significações. Por exemplo, contando o número de vezes que certas palavras aparecem num texto. Para efectuar a análise de conteúdo é preciso primeiro determinar categorias pertinentes que permitam a classificação e a quantificação; ou seja, estabelece-se tópicos de análise, itens gerais que serão relacionados com as partes correspondentes do documento. Ao analisar as significações, a análise de conteúdo permite captar informações explicitamente apresentadas no documento, mas também ideias envolvidas no documento de modo implícito. A análise de conteúdo pode ser utilizada isoladamente ou em conjunto com outras técnicas. Por exemplo, é frequente utilizá-la para analisar as significações das respostas abertas dos inquéritos por questionário.”


Rosa Moinhos e outros, Sociologia 12, Plátano Editora, 2006, pp. 79-80 (adaptado).




Principais etapas da análise de conteúdo:
  • Leitura (ou visão ou audição) prévia do material.
  • Concepção das categorias.
  • Determinação dos elementos de análise: vamos identificar palavras, frases, etc.
  • Detecção dos elementos de análise, isto é, a sua identificação no documento e o seu registo.
  • Quantificação dos elementos identificados.
  • Interpretação.

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