M. Monteiro e I. Queirós, Psicossociologia, Porto Editora.
“A análise de conteúdo é uma técnica de base quantitativa que permite analisar documentos escritos e não escritos a partir do agrupamento de significações. Por exemplo, contando o número de vezes que certas palavras aparecem num texto. Para efectuar a análise de conteúdo é preciso primeiro determinar categorias pertinentes que permitam a classificação e a quantificação; ou seja, estabelece-se tópicos de análise, itens gerais que serão relacionados com as partes correspondentes do documento. Ao analisar as significações, a análise de conteúdo permite captar informações explicitamente apresentadas no documento, mas também ideias envolvidas no documento de modo implícito. A análise de conteúdo pode ser utilizada isoladamente ou em conjunto com outras técnicas. Por exemplo, é frequente utilizá-la para analisar as significações das respostas abertas dos inquéritos por questionário.”
Rosa Moinhos e outros, Sociologia 12, Plátano Editora, 2006, pp. 79-80 (adaptado).
Principais etapas da análise de conteúdo:
- Leitura (ou visão ou audição) prévia do material.
- Concepção das categorias.
- Determinação dos elementos de análise: vamos identificar palavras, frases, etc.
- Detecção dos elementos de análise, isto é, a sua identificação no documento e o seu registo.
- Quantificação dos elementos identificados.
- Interpretação.
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